terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Quem é seu autor favorito?

Eu não sei como cada pessoa define ou percebe que tem um autor favorito, ou quem é seu autor favorito. Será que param um momento pra comparar algumas obras lidas? Será que simplesmente pensam na empolgação que sentem ao ler algum livro? Será que simplesmente surge o nome na mente, magicamente, quando alguém pergunta qual o autor favorito?

Enfim, tudo isso é porque eu cheguei à conclusão de que não sei apontar um autor favorito. Isso porque o posto está dividido entre dois... :S Sempre que ouço a pergunta, dois nome vêm instantaneamente à minha cabeça: Tolkien e Neil Gaiman

Já tentei fazer um comparativo (só na minha cabeça hahaha) pra ver se um deles se destaca em relação ao outro. Não adianta, não consigo. Adoro os dois igualmente. 

Aliás, igualmente não. Talvez eu não consiga escolher um como melhor que o outro simplesmente porque não acho justo compará-los. 

São dois autores de gerações diferentes, só pra começar. Tolkien vivenciou a passagem do século XIX para o XX, contexto bem diferente da passagem do século XX para o XXI, que é quando Neil Gaiman escreve. Entre eles existem mudanças absurdas e muito drásticas vividas pela humanidade. Ambos escrevem "fantasia" baseada no imaginário da sociedade em que vivem (um imaginário que herdou diversos elementos de várias culturas ao longo do tempo). Ambos criam/criaram mundos próprios, mas com os quais os leitores se identificam, por diversos motivos. 

Enfim, não estou aqui pra analisar cada um e fazer quem estiver lendo decidir quem é o melhor. Pra mim essa escolha nunca será possível. Prefiro gostar dos dois igualmente mesmo! hehehehe  Acho até legal alternar! 

Quer indicações?

Tolkien: todo mundo já sabe, né? Mas se você nunca leu nada dele, recomendo começar por O Hobbit. Mais leve, mais bem humorado e mais fácil de ler! O Senhor dos Anéis é mais denso e pesado, mas é muito bom também! No momento estou lendo Cartas do Papai Noel, super bonitinho! Já já faço um post sobre ele!

Neil Gaiman: American Gods! Meu livro preferido dele, com certeza! E vai virar série da HBO (vi anúncios ao longo de 2012)... Alguns livros infantis dele também são ótimos (e não julgue por ser "infantil"! Ele trata os leitores mirins como seres inteligentes! hahaha), como Coraline e The Graveyard Book, que é uma releitura de The Jungle Book - aquele livro que conta a história do Mogli. Ah, claro que você pode contar com a mesma qualidade narrativa nos quadrinhos caso resolva conhecê-lo através da graphic novel Sandman!

Um comentário:

  1. Nossa, entendo perfeitamente!! Mas, atualmente, o Gaiman tem tido um espacinho a mais em meu coração hehehehehe :p

    Um livro dele que é muito bom e eu sempre recomendo para qualquer um é o Lugar Nenhum. A história é super bacana, bem leve (mas do jeitinho Gaiman de ser hehehehe).

    ResponderExcluir