quarta-feira, 6 de março de 2013

A Calendar of Tales


Hoje o comentário é curtinho, pq o “livro” também é.

Ontem acabei de ler A Calendar of Tales, do Neil Gaiman, escrito para um projeto bem interessante da BlackBerry.

Foi mais ou menos assim: Gaiman, que é bem ativo no twitter, fez perguntas relacionadas aos meses para os leitores responderem. Depois, ele escolhia as melhores respostas pra inspirar contos que ele escreveria. Tudo isso organizado pelo pessoal da BlackBerry, que vai lançar o livro mais tarde junto com um novo aparelho que estão desenvolvendo (essa parte eu confesso que não sei em que pé anda). Eu participei da “brincadeira” no twitter, tava bem divertida e teve respostas bem curiosas.

Há poucos dias, a BlackBerry liberou os textos escritos prontos em um arquivo em pdf, para que o público pudesse ler e se inspirar pra fazer ilustrações, que vão entrar na segunda parte do concurso (os melhores irão para o livro, que terá edição limitada). E foi esse arquivo que eu li.

Bom, pra começar, achei surpreendentemente rápida a escrita desses contos, mesmo! Não deu uma semana, acho... E as respostas dos fãs que foram escolhidas para cada mês (ou seja, cada conto) foram surpreendentes. Primeiro, porque quando se trata de Neil Gaiman, a gente espera algo fabuloso, mágico e sobrenatural, o que não era o caso de algumas delas. Segundo, porque tinha coisas que a gente realmente jamais pensaria em responder, algumas delas bem pessoais, inclusive.

Não vou mentir, alguns desses contos eu não achei láááá grandes maravilhas. Pareceu que o Gaiman tava realmente só cumprindo uma tarefa com prazo. Claro que sendo quem é (e nesse “quem” você pode incluir “meu ídolo”) a expectativa fica grande, mas ainda assim...  Sem contar que, paralelamente, eu to lendo Fragile Things, uma coletânea de contos dele que é FANTÁSTICA.

Mas sim, alguns outros contos eram exatamente o que se espera dele. Gostei muito do conto de Outubro, que respondia à pergunta “qual criatura mítica você gostaria de conhecer em outubro?” Ou o de janeiro, sobre o porquê de o mês ser tão perigoso.

Enfim, o projeto ainda não foi concluído, então temos que esperar. Mas as impressões iniciais foram essas. Se você quiser saber mais sobre ele, clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário