quarta-feira, 27 de março de 2013

O Livro da Eterna Magia


Esse livro é uma compilação de contos do folclore irlandês. A autora reuniu uma série de histórias e as organizou, dividindo o livro em duas partes: a dos heróis e deuses, e a dos contos populares. A primeira parte tem contos maiores, mais longos e mais detalhados, com mais diálogos. Já na segunda, os contos são mais curtos, alguns ocupando apenas 2 páginas.

Achei bastante interessante conhecer essas histórias. Não só pra entender melhor como os irlandeses veem (ou viam) alguns seres que o mundo inteiro associa à sua cultura, como os duendes, mas também pra ver o quanto essas histórias influenciaram muitas outras ao redor do mundo. A própria capa do livro já anuncia que elas serviram de inspiração a livros como O Senhor dos Anéis (e alguns fãs "menos fanáticos" poderiam se espantar em como os nomes dos lugares e castelos são tão parecidos) e a saga Harry Potter. Tenho a impressão de que, se um dia eu for pra Irlanda, vou me sentir em outro mundo, um que é um pouco mais mágico e fantástico...

Uma coisa que me incomodou um pouco nesse livro foi a escrita. A maioria das histórias compiladas é baseada em escritos de monges cristãos sobre as tradições celtas com as quais eles tiveram contato. Não sei como a autora do livro fez para selecionar e transcrevê-los, mas achei a forma como ela fez isso bem cansativa. Ela não usou, em hora alguma, pontuação pra indicar diálogos, por exemplo. A fala vem no meio do parágrafo de narração, tudo misturado, e algumas vezes é preciso voltar e ler de novo, porque passamos batido por algumas delas. Ficou bastante confuso pra mim. Acho que talvez minha leitura pudesse ter fluido melhor (como acontece lendo romances) se essas coisas estivessem mais trabalhadas (opinião pessoal!).

Outra coisa: Tenho lido muitos livros com erros muito feios de digitação. Letras trocadas, repetidas, separadas... Erros fáceis de perceber observando as marquinhas vermelhas do Word, por exemplo. O que me faz pensar: será que as editoras não estão dando atenção à revisão das coisas que publicam? Será que esses revisores não estão se dando ao trabalho de dar uma relida final, só pra conferir o que está indo pra impressão?

É triste isso, fica a sensação de falta de cuidado. Muitos desses livros têm capas lindas, são feitos de um papel especial, grosso, tem capa dura e tudo o que se pode imaginar. Dão vontade de exibir na estante mais chamativa da casa. Mas quando a gente abre pra ler, sente que tudo foi feito de um jeito meio largado, na pressa, só pra arrancar o dinheiro do leitor. Vamos prestar mais atenção nisso, né, editoras?

Mas tirando isso, curti a parte "conteúdo" do livro!

Nome do Livro: O Livro da Eterna Magia - Contos de Magia e Mistério dos Celtas
Seleção: Leontina Barca
Ilustrações: Alexandre Camanho
Editora: Princípio
236 páginas
Nota no Skoob: 3/5 

Nenhum comentário:

Postar um comentário