quarta-feira, 29 de maio de 2013

Voz e Arte Lírica

Pois é, como eu disse no último post, andei meio (muito) apertada ultimamente, o que me fez parar um pouco por aqui, pois estava sem tempo pra ler livros inteiros. Eu lia, até porque, pra mim, “estou sem tempo pra ler” é desculpa esfarrapada de quem tem preguiça, mas não admite que não lê por medo de parecer ignorante. Só que eu não estava conseguindo acabar os livros. Principalmente o que eu estou lendo, que é uma análise de contos de fadas do ponto de vista da Psicologia. Complexo, leva tempo.

Leva ainda mais tempo considerando que várias vezes eu tive que interromper a leitura pra ler textos da faculdade. Entre eles, um livro inteiro sobre canto, e é sobre ele que eu vou falar nesse post.

Voz e Arte Lírica foi escrito pelo cantor Edilson Costa. Achei um livro bem interessante, que me chamou atenção pra várias coisas relacionadas ao canto que nunca tinham passado pela minha cabeça, ou que passaram, mas eu não havia “registrado”. Apesar disso, achei um pouco confuso. Ao mesmo tempo em que achei um livro bem introdutório, do tipo que se pode recomendar a quem não tem muitos conhecimentos sobre o assunto, também achei ele complicado por usar muitos termos técnicos/específicos. Você está lá, lendo algo muito básico, quando, de repente, se depara com uma palavra que nunca viu na vida, e não tem uma nota de rodapé sequer pra explicar.

Também achei a organização dos temas um pouco confusa. A separação dos capítulos é até bem feita, e se você olhar o índice do livro, sente que a leitura vai ser muito interessante. Mas, quando vai de fato ler, vê que ele mistura assuntos dentro desses capítulos, e as vezes sente que precisa voltar ou adiantar algumas páginas pra completar a informação, pra que consiga entender direito o que está lendo.

Bom, gostei do capítulo sobre Bel Canto, onde o autor contextualiza esse estilo do canto, falando sobre influências históricas, cantores e compositores. Gosto de saber sobre o pensamento da época de cada estilo, porque isso influencia muito na hora de cantar. Mas não gostei muito quando algumas coisas relacionadas a técnicas ou aprendizado me soaram impostas, como se fossem verdades absolutas. Acho que canto também é sobre percepção do próprio corpo, e aí muitas coisas podem ser relativas. Minha opinião, né.

Não é um livro ruim, mas me deixou com a impressão de que o autor não pensou muito bem em quem seria o público dele. Parece muito simples e básico pra quem já tem conhecimentos específicos sobre o canto, mas também parece complexo pra quem está começando. Mas enfim, não acho que desperdicei tempo lendo, pois me fez repensar algumas coisas. Ás vezes é assim, cada um tira o proveito que consegue, a partir das próprias experiências e conhecimento prévio. Apesar disso, eu não o compraria (e olha que ando à procura de bons livros sobre canto pra comprar, estou querendo montar uma “bibliotecazinha” boa sobre isso).

Nome do Livro: Voz e Arte Lírica - Técnica Vocal ao Alcance de Todos
Editora: Lovise
115 páginas
Nota no Skoob: 2/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário