segunda-feira, 15 de julho de 2013

Sherlock Holmes - Um Estudo em Vermelho


Um Estudo em Vermelho é o primeiro livro da série Sherlock Holmes, escrita por Sir Arthur Conan Doyle. Super fácil de ler, bem curtinho. Mas hoje o texto vai ser bem pequeno, porque eu realmente não sei o que comentar sobre esse livro.

Enfim, curti. Mas ainda estou com impressão de que foi um daqueles livros que li pra constar, sabe? Como se fosse um livro cânone que eu tinha que ter na minha biblioteca. Ainda tem mais dois, que pretendo ler, só não vai ser agora.

Eu realmente não sei muito sobre a escrita, mas durante a leitura fui tendo impressões que me levaram a conclusões, opiniões e informações:

Primeiro, o livro foi escrito em capítulos, bem naquele estilo de publicação de almanaque. Como um seriado, onde cada episódio revela um pouquinho da história, e você tem que esperar mais uma semana pra saber o que acontece em seguida. Percebi isso porque cada capítulo desse livro é bem “delineadinho”, com tudo definido, como se fossem redações com início, meio e fim. E o final de cada um sempre deixa um suspense, uma ligação para o próximo.

Outra coisa: é um livro bem facinho, bem tranquilo de ler. “Desce” fácil. A linguagem é super simples e, as vezes, achei até engraçado ver a linguagem cheia de termos formais, de pronomes de tratamento, de frases corretinhas no meio dos diálogos. Um pouco disso é característica da época em que o romance foi escrito, mas também acabei relacionando isso àquele “jeito inglês” de ser, bem no sentido clichê mesmo.

É um bom passatempo, e dá pra ler em um dia, de tão pequeno. Só estranhei um pouco o meio do livro, que muda completamente o contexto sem avisar. Achei que tinha outra história no mesmo volume, e até fui checar o final, mas vi que era assim mesmo (de repente, o foco sai do detetive e de Londres pra contar a história de duas pessoas vivendo entre os mórmons que migravam para Utah, nos EUA, no meio do século XIX). Depois é que percebi que essa mudança fazia parte da explicação para o mistério do assassinato...

Só duas ressalvas: não leia se você for mórmon hahaha, e – coisa mais ÓBVIA de se dizer, mas ainda assim aviso – não espere ação, inquietação e aquelas coisas absurdas dos filmes de Hollywood ou do seriado. Isso é o que o entretenimento do século XXI exige, e é bom lembrar que Sherlock Holmes vem da Inglaterra Vitoriana. O que não quer dizer que seja chato, vejam bem, hein!


Aliás, recomendo o seriado da BBC. Durante a leitura deu pra ver claramente o quanto tentaram ser fiel, e o quanto o ator é exatamente o que a gente imagina lendo a descrição do detetive!

Nome do livro: Sherlock Holmes - Um Estudo em Vermelho
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Editora: Melhoramentos
Páginas: 248
Nota do Skoob: 4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário