sábado, 28 de dezembro de 2013

Orquídea Negra


Toda vez que eu leio alguma graphic novel do Neil Gaiman, não sei muito o que comentar. A qualidade é inquestionável, não preciso nem dizer. Mas sempre tenho aquela sensação de que tem tanta coisa pra processar, que é preciso um tempo quieta, na minha, "digerindo" a leitura. Coisas do Gaiman têm MUITAS referências, muitas mensagens, muita coisa entrelaçada. 

Orquídea Negra é uma releitura do autor para uma personagem que já estava descartada pela DC nos anos 80, quando a minissérie foi escrita. E sendo assim, é também uma releitura dos velhos "super-clichês" (meio que aquilo que Watchmen também critica). Como está na introdução do livro, é uma história onde a violência é usada para criticar a violência, ao mesmo tempo que aqueles que a criticam. Uma forma de dizer para o público (e alguns produtores) de quadrinhos: "ei, vamos levar isso a sério, por favor?" 

Além disso, a releitura em si merece atenção: é uma versão nova e muito própria de uma personagem já existente. Neil Gaiman pegou uma personagem abandonada e a reinventou, criou um novo contexto e mostrou que dá pra criar histórias incríveis com aquilo que já é considerado esgotado ou sem utilidade. Foi um ensaio para o Sandman, que também foi um resgate a um personagem desaparecido (e que resgate!).

Outra coisa que eu curto muito nas GN do Gaiman, principalmente nas que ele faz em parceria com o Dave McKean (como é o caso da Orquídea Negra), é o tanto de colagens, referências, cruzamento de mídias e afins. Em uma página é possível encontrar desenho, fotografia, esculturas, música e por aí vai. Me dá até saudade de estudar Intermidialidade que nem na época da iniciação científica... hahaha E devo dizer que ou o Gaiman faz pesquisas absurdas quando escreve, ou ele tem uma mente fantástica pra encontrar sempre a letra de música perfeita pra encaixar em momentos específicos da história.

Também curti muito o uso das cores. Não preciso falar do trabalho do Dave McKean, é fantástico! Mas aqui, aproveitando a personagem, tem um jogo de tons de lilás, roxo e orquídea que me deixam que nem criança, ADORO! Dá vontade de pegar algumas das páginas e emoldurar! hahaha

Enfim, ainda vou processar mais informações. 

Nome: Orquídea Negra - Edição Definitiva
Autores: Neil Gaiman e Dave McKean
Editora: Vertigo - Panini books
Nota no Skoob: 5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário