sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A Última Canção de Bilbo


Pra quem leu (ou viu os filmes, também serve) O Senhor dos Anéis, esse livro é uma coisa linda! Dá um gostinho de quero mais, ao mesmo tempo que serve de epílogo, ou uma forma de matar a saudade rapidinho. Pra quem não leu, não tem problema. Eu acredito que dá pra ler perfeitamente, sem perder nada  do conteúdo, já que se trata de um poema de despedida. Não precisa nem saber quem é o Bilbo (apesar de eu achar que, atualmente, todo mundo pelo menos já ouviu falar no famoso hobbit, né?)

Como eu falei aí, o livro inteiro é um poema, que Bilbo recita quando vai embora da Terra Média com os elfos, em direção ao Oeste. Cada página tem 4 estrofes acompanhadas de ilustrações: uma retratando a partida em si, e outras pequenas embaixo relembrando cenas de O Hobbit, também como forma de narração complementar à poesia: cada cena ali é uma memória de Bilbo e traz a saudade e a nostalgia das aventuras. Elas vêm à tona durante sua jornada ao navio que o levará embora.

O livro é lindo, eu já disse, não é? As ilustrações são de Pauline Baynes, ilustradora preferida do Tolkien. A edição brasileira é super legal, bem feita, cuidadosa, com capa dura e uma segunda capa por cima dela. O livro é bem pequenininho, dá pra ler em poucos minutos – embora eu ache que algumas pessoas vão acabar gastando mais do que isso, pois vão relembrar as aventuras junto com o próprio Bilbo, e esse mergulho nas memórias (do Bilbo e do tempo que o leitor já passou na companhia dele na vida real, mesmo, lendo sobre suas peripécias), que é super gostoso, pode ter durações diferentes de pessoa pra pessoa.

Eu, pessoalmente, tive vontade de voltar a ler O Hobbit e O Senhor dos Anéis ao ler as palavras de despedida e ver as figuras, além de, lá no fundo, ouvir uma voz baixinha cantando "The Road Goes Ever On And On..."


Não preciso dizer que vale a pena ter esse livro na estante, né? É um lembrete de como se conta histórias boas de verdade. Tolkien não é visto como o mestre à toa...

Nome: A Última Canção de Bilbo
Autor: J. R. R. Tolkien
Ilustrações: Pauline Baynes
Editora: Martins Fontes
Páginas: 32 
Nota no Skoob: 5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário