quarta-feira, 30 de abril de 2014

O Cavaleiro dos Sete Reinos


Depois de muitas interrupções por conta de trabalho e estudos, acabei finalmente O Cavaleiro dos Sete Reinos!

Foi uma boa leitura. Apesar de estar dentro do universo de George Martin, com uma história que se passa em Westeros, em meio a conspirações, guerras, assassinatos e afins, foi uma leitura bem leve, viu?

O livro é composto por três contos escritos há muitos anos, mas que só agora foram traduzidos e publicados no Brasil (ou seja, parem com a bobagem de achar que o Tio Martin parou de escrever o 6º livro só pra escrever esse, que já estava pronto há muito tempo). Os três contos tem dois personagens principais: Dunk e Egg, um cavaleiro andante e seu escudeiro, que na verdade é bem mais do que parece. Nos três episódios, eles se envolvem em acontecimentos que acabam remetendo à rebelião Blackfyre, quando um “bastardo” real tentou roubar o poder dos Targaryen, que governavam os 7 reinos. Só por essa dá pra ver que tem muito a ver com a boa e velha Guerra dos Tronos, né?

Mas se você não leu os livros nem assiste à série da HBO, não precisa se preocupar. Claro que quem acompanha consegue pegar alguns detalhes a mais, mas isso não atrapalha, pois a história é muito centrada nesses dois personagens e no que eles vivem e aprendem. É muito mais sobre a lealdade entre os dois e a integridade do jovem cavaleiro andante Dunk do que sobre jogos de poder (apesar de eles fazerem parte, como em tudo que Martin escreve). Funciona como uma forma de conhecer melhor o mundo criado pelo autor, ao mesmo tempo em que introduz novos leitores a ele. Não tem Starks nem Lannisters (só alguns rumores), mas tem muito dos Targaryen e como seu governo já estava começando a decair.

Achei um livro bem descontraído, as vezes até divertido, do tipo que a gente lê pra “refrescar a cuca”, descansar do mundo ou passar o tempo. Um livro que dá pra leitores (bem) mais jovens lerem sem problemas (fica a dica, pais que tem medo de deixar os filhos lerem As Crônicas de Gelo e Fogo). É bem escrito, mas achei a tradução e digitação um pouco descuidadas. Mas enfim, uma boa dica. 

Nome: O Cavaleiro dos Sete Reinos 
Autor: George R. R. Martin
Páginas: 416
Editora: LeYa
Nota no Skoob: 4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário