sábado, 21 de junho de 2014

A Dama das Ameixas


Estou com dificuldades para começar esse comentário, talvez por conta do final da história. Difícil falar quando se tem essa sensação de que a garganta não responde (tentando não dar spoilers haha).

"A Dama das Ameixas" tem, pra mim, um “quê” de fábula, de conto dos irmãos Grimm, de lenda antiga com alguma lição pra passar. Mas é um conto da Karen Alvares, escritora brasileira, jovem e que não é da época dos Grimm. Enfim.

Quando eu faço essa comparação, devo ressaltar de que os Grimm eram bem diferentes de Perrault e afins: a versão deles era sempre as, digamos, com menos finais mágicos estilo Disney. Bom, mágicos sim, mas um outro tipo de magia. Uma mais “dura”, mais cruel, com mais cara de lição pra vida, e não de lição pras crianças não fazerem coisa errada. Ser “mágico” nem sempre é sinal de ser bom, encantador e feliz pra sempre. Magia tem um preço, como alguns contadores de história sempre fazem questão de ressaltar, e “A Dama das Ameixas” mostra exatamente esse lado.

A história mostra os últimos dias de uma moça que convive com uma maldição. E fica bem claro que estar sob uma maldição não é sempre sinal de que um milagre divino vai acontecer e salvar a mocinha, que Merlin vai descobrir uma saída, que um beijo de amor cura tudo, e por aí vai. Estar sob uma maldição implica em lidar com sentimentos obscuros também, como mágoa e raiva. Mas ainda assim, não ocupa todo o espaço, deixando lugar também pra pequenas esperanças ou satisfações. É tudo junto, é tudo complexo (e convenhamos, vivemos num mundo muito mais cheio de “nuances” do que aquele dos irmãos Grimm, né).

De certa forma, me lembrou um pouco do Lago dos Cisnes e a maldição da Odete. Mas sem mais detalhes, senão entrego tudo do conto. É curto, vale a pena ler e saber do que eu estou falando! É emocionante, triste ("triste" naquele sentido que é bom de ler - tá, sei que é uma definição estranha hahaha) e mágico. E é sobre libertação. Eu diria que a moral da história é "o amor liberta" - relembrando aulas na escolinha, quando discutíamos fábulas e contos. :P


disponível em ebook aqui por R$2,99, pra Kindle, Kobo e Google (alguém me explica como funciona ebook nesse esquema do Google?)

Nome: A Dama das Ameixas
Autora: Karen Alvares
Editora: Draco
Nota no Skoob: 4/5

3 comentários:

  1. Obaaaaaa!!! Você leu uma história minha que não é de terror! <3 E gostou!!! EEEEHHHHHH *feliz feliz feliz por aqui*
    Obrigada, moça, fiquei muito contente com essa resenha e por saber que você curtiu a leitura! E muito lisonjeada porque ser comparada com os Grimm e com Lago dos Cisnes... quer dizer, UAU, obrigada! xD
    Fiquei muito feliz com sua visão da história, desse quê que você identificou de fábula. Pensando bem, tem sim essa nuance que você falou. Obrigada pela resenha, moça! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuuuu graças à falta de tempo e de verba (essa parte é culpa dos livros que eu compro por impulso por causa da capa bonitinha :P), nem sempre vou comprando e lendo tudo de uma vez... Mas aos poucos pego um ebook aqui, uma coletânea ali... Já já leio mais! :D
      Obrigada você pela atenção!

      Excluir
    2. Entendo seu sofrimento, nem sempre o dinheiro basta pra tudo o que a gente quer ler! O.o
      Espero que leia outras coisas minhas! Esses dias eu e a Melissa de Sá lançamos outro e-book juntas e dessa vez são contos de amor, nada de terror, prometo! hahahaha

      Excluir