segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Bidu - Caminhos


Finalmente li meu Biduzinho!!!!

Vocês já devem ter visto por aí sobre o projeto de graphic novels envolvendo personagens da Turma da Mônica, né? O mais legal disso, pra mim, é que cada edição tem um autor/equipe de quadrinistas brasileiros, que têm a chance de mostrar seu trabalho e imprimir seu próprio estilo à história (e até mesmo a escrever a própria história).

A primeira que eu li foi Turma da Mônica – Laços, dos irmãos Cafaggi, a coisa mais linda! Já falei sobre ela aqui no blog. Depois de ler essa, obviamente fiquei com vontade de ler outras, e foi aí que comprei a edição que estreou o projeto: Astronauta – Magnetar, do Danilo Beyruth, tão fantástica que vai ganhar continuação.

2014 foi um ano meio esquisito e tão cheio de coisas que eu meio que esqueci um pouco do projeto. Até sair Bidu – Caminhos, que me ganhou não só pelo personagem como pela capa divulgada como teaser (e mais legal ainda: autores mineiros uhuu).

Bidu conta a história de como ele e seu melhor amigo, o Franjinha, se encontraram – ou como o Bidu encontrou o Franjinha, já que ele é um cachorro hiper sabido e esperto, né?

Sem querer, acabei “comparando” um pouco com Laços (mais fazendo um paralelo do que decidindo qual é melhor porque, francamente, não sei): enquanto nesta o Floquinho, cachorrinho do Cebolinha, é responsável por unir a Turma – e acaba não sendo necessariamente o protagonista da história, mas uma ligação entre os vários –, em Caminhos Bidu é o protagonista, e tudo gira em torno dele. Temos a narração, que avisa que essa é a história de como os amigos se encontraram, mas o que mais interessa aqui é que estamos conhecendo o cachorrinho, acompanhando suas aventuras e vendo o quanto ele é esperto (que é o que significa o seu nome, Bidu).

Uma outra coisa que eu acho sensacional é que, tanto em Laços quanto em Caminhos, qualquer que seja o estilo dos desenhistas, os cachorrinhos (e os humanos também, claro) ganharam uma aparência tão realista (ao mesmo tempo que também fantástica e muito bonitinha hehehe) que a gente consegue acreditar que são reais. Gente, dá até pra identificar a raça, mesmo ele sendo azul hahahaha

Enfim, acho esse projeto, o Graphic MSP, muito fantástico! Não só como releitura pros antigos leitores dos gibis da Turma da Mônica, como também servindo pra atrair novos leitores de quadrinhos. Cá pra nós, algumas pessoas ainda estranham o fato de ter que ler imagens, extrair conteúdo e narração de desenhos, sem letras e balõezinhos. Essas edições do projeto são uma ótima oportunidade para aprenderem, com trabalhos de qualidade, personagens já conhecidos (e adorados), tudo muito bem feito! (e a forma de o Bidu conversar com seus amigos caninos é muito sensacional também)

Curiosidade: vocês sabiam que o Bidu foi o primeiro personagem criado pelo Maurício de Sousa? Eu não :P

Nome: Bidu - Caminhos
Autores: Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho
Editora: Maurício de Sousa / Panini Comics
Páginas: 82
Nota no Skoob: 5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário