sábado, 10 de janeiro de 2015

J. R. R. Tolkien - O Senhor da Fantasia


Acabei de ler uma biografia pela primeira vez na vida! Uhu hahaahah

Confesso, esse tipo de livro nunca tinha me atraído antes. Até gosto de saber sobre a trajetória de algumas personalidades (quando um ator me chama atenção num filme, por exemplo, gosto de saber de onde ele veio), mas um resuminho da Wikipédia costumava servir.

Nesse caso, a curiosidade sobre um autor que admiro muito serviu de incentivo: Tolkien, claro!

Um dia, passeando por alguma livraria (não lembro mais qual), dei de cara com uma edição bonita com capa dura de J. R. R. Tolkien – O Senhor da Fantasia, da editora Darkside (que eu nunca tinha ouvido falar antes). Claro que não resisti, né?  É ver um livrinho qualquer com o nome do Tolkien ou do Gaiman que eu já quero levar comigo! Hahaha

Bom, não sei dizer se é uma boa biografia, porque, como já disse, não costumo ler essas coisas. Mas curti saber um pouco mais sobre Tolkien, conhecer o contexto, as situações, as influências, tudo que pode ter influenciado sua escrita ou não. Gostei de ver o lado ser humano com pontos fortes e fracos. Gostei de ver que uma obra grande como O Senhor dos Anéis não se escreve do dia pra noite (e é por isso que ninguém conseguiu nem vai conseguir tão cedo um feito comparável).  

Enfim, se você é fã do Tolkien ou minimamente curioso sobre como surgiu o livro mais lido do século XX (sociedades de literaturas por aí têm calafrios com isso), vale a pena a leitura!


Uma curiosidade: o livro original em inglês se chama Tolkien: a biography. Ao que parece, já foi traduzido e publicado no Brasil há algum tempo como Tolkien: uma biografia. Não sei por que a Darkside resolveu mudar o título, me soou meio sensacionalista. Mas isso é o de menos, o conteúdo é o mesmo. E a foto do velhinho acendendo o cachimbo, como está na capa, com aquela iluminação e aquele clima de hobbit fumando no Condado já é o suficiente pra fã nenhum conseguir resistir a ler hehehe

A edição é muito boa, de luxo. Capa dura, papel bom e fotos no interior, título na frente e no lado em relevo com letras douradas... Daqueles livros que a gente quer exibir na estante!

Nome: J. R. R. Tolkien - O Senhor da Fantasia
Autor: Michael White
Editora: Darkside
Páginas: 280
Nota no Skoob: 4/5 

Nenhum comentário:

Postar um comentário